quarta-feira, 28 de outubro de 2009

A evolução dos meios de comunicação

Com o passar do tempo e o avanço das tecnologias de informação, as grandes empresas de comunicação vem perdendo seus preciosos direitos autorais, isso porque com a internet temos acesso rápido à informação a qualquer hora do dia e em todos os lugares. Além disso, todos nós podemos contribuir para divulgar fatos ocorridos de forma dinâmica e ágil.



Hoje em dia os sistemas de pesquisa on-line como o Google são muito efetivos e com as mais variadas maneiras de se transmitir informações coletadas de vários lugares do mundo faz com que todos possam ajudar a passar as informações na hora em que elas acontecem, e os meios de comunicação como televisão, rádio e jornais não conseguem acompanhar a quantidade de fatos que acontecem a cada instante, fazendo com que o mundo on-line consiga se sobressair e assim crescer cada vez mais, dominando assim a maneira de se transmitir as informações.


Os primeiros a serem afetados são os jornais, e já conseguimos perceber isso, pela queda significativa de suas vendas, isso fez com que eles migrassem para o mundo da internet, mas até quando eles iram conseguir se sustentar? Ao que tudo indica, eles não vão conseguir por muito tempo, isso porque ao invés de simples observadores todos poderão produzir e publicar suas idéias e opiniões.


Nossos jovens já interagem de uma forma muito significativa deixando de lado jornais impressos preferindo os do meio virtual. Escolas antes apenas contando com livros como materiais didáticos hoje buscam alternativas estendendo sua comunicação com os alunos através dos meios virtuais. O conceito de informação estática muda completamente.É por isso que nós como designers precisamos dominar essas novas tecnologias, para que assim possamos contribuir para o avanço desse novo mundo, sem deixar a qualidade e os ganhos lado, pois um designer tem que evoluir sempre para acompanhar essa nova era.




Outro veículo a ser atingido será a televisão. Com a chegada da TV Digital, teremos opções de livre escolha da programação bem como os direitos de restrições como, por exemplo, permitir que os telespectadores evitem os comerciais. Rádios on-line crescem cada vez mais disponibilizando um vasto acervo de música a qualquer hora.


Com isso o poder das massas se torna o produtor e consumidor de informação, onde a interatividade se encontra em toda parte, em nossas casas, escolas em nosso trabalho, as pessoas estão conectadas através do mundo compartilhando suas idéias e experiências. As grandes empresas se unirão em prol desse grande fluxo de conhecimento. O velho mundo se acaba dando lugar a um novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário